domingo, 3 de março de 2013

A Educação em Arte


A Educação em Arte
Ha alguns tempo não escrevo nada sobre a importância da Arte. Como estamos em começo de ano letivo, e estava revendo alguns conceitos busquei no livro Filosofando alguns trechos que são importantes para entendermos o que é e para que serve a disciplina Arte. 
“A interpretação de uma obra de arte depende de termos conhecimentos não só das varias linguagens como também da história da arte, dos estilos e dos movimentos, a educação em arte terá um papel fundamental em nossa capacidade de compreender a arte.” (p.433)
“No mundo contemporâneo, vivemos cercados por imagens visuais de todos os lados. Das indicações de transito às propagandas, dos ícones do computador à imagem televisiva e cinematográfica e aos grafitti, pichações, decalques e ilustrações nos muros, enfim, a imagem parece prevalecer em nossa vida. Já se disse que a palavra perderá seu lugar privilegiado na comunicação humana.
Podemos discutir a validade dessa afirmação, mas não podemos negar a importância que a imagem tem hoje. Por isso, aprender a ler a imagem, isto é, os modos como atribuímos significados a elas, é um passo que nos leva à compreensão mais profunda de nossa sociedade e de nossa vida.
Dentre as imagens, destacamos as de arte por serem mais difíceis de decodificar, uma vez que a informação estética exige conhecimento especifico de linguagens artísticas e de historia da arte; conhecimentos do contexto da produção da obra; disponibilidade interna para entender a arte a partir de suas propostas. Além disso, ela é inesgotável em uma única leitura e não pode ser traduzida para outra linguagem sem perder parte de seu conteúdo.
Todas essas características fazem da atribuição de significado as obras de arte uma tarefa que necessita de aprendizado especifico, educando nossa sensibilidade...”p.434

Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena  Pires- Filosofando:Introdução a filosofia. 4º Ed, São Paulo: Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário